top of page
Secretária 181

Originalmente terá vindo certamente de uma escola, ou de uma repartição pública, onde lhe coube no inventário o número 181. Teve muito uso, seja por adolescentes irreverentes, ou amanuenses descuidados; a tinta-da-china e os riscos penetraram profundamente na madeira. A cliente que solicitou o restauro tinha-a já há muito tempo, e apesar dos sinais de velhice deu-lhe lugar na sala, onde convivia, um pouco à parte é certo, com os restantes móveis.

Veio para a oficina no início de 2019, necessitou de muitas colagens de reforço, e da colocação / substituição de pequenas partes. A madeira foi cuidadosamente limpa, imunizando-se todas as áreas onde havia sinais de caruncho. Um enceramento e um polimento finalizaram a nossa intervenção.

Claro que não tem o aspecto que terá tido na juventude, isso com a sua idade (não se pergunta, mas deve rondar os 100) seria ridículo, mas tem uma bela patine, dourada e quente; os riscos e as manchas, agora atenuadas dão-lhe um ar digno e nobre, afastando qualquer sinal de decrepitude. Provavelmente irá provocar uma pontinha de inveja aos seus companheiros da sala...

bottom of page