top of page
Mesa-redonda

​

Gostamos de mesas redondas! São muito democráticas e informais, não há honrarias de cabeceiras, nem hierarquias de ao lado, à direita, ou à esquerda de… chegamos, sentamo-nos e pronto, logo nos integramos na conversa ou na refeição.

​

Suspeitamos que esta terá servido de base a rodas de amigos, onde se falava de tudo, artes, arquitectura e… política, num tempo em que falar disso não era nada conveniente. Mas também terá servido para outras coisas, pois a família era numerosa e as crianças certamente se terão sentado à sua roda para jogos e construções.

​

Não estava abandonada, tinha entrado em hibernação numa arrecadação, depois de ter passado previamente pelo expurgo, pois em algum momento as suas robustas pernas em tola foram seriamente atacadas pelo caruncho.

​

O sistema construtivo era particularmente interessante, pois as pernas de secção entre o elíptico e o circular, haviam sido habilidosa e pacientemente dobradas a vapor.

​

Como muitas vezes acontece, o ataque dos insectos xilófagos tinha sido bastante mais grave do que aparentava. Foram necessários sucessivos enxertos, procurando equilibrar os vários pontos de fixação da madeira.

 

Para complicar ainda mais o proprietário queria-a mais alta. Que fazer? Subir os pés? Ficariam uns verdadeiros cascos! Optámos por colocar uma “bolacha” sob o tampo. Era uma solução amovível que não comprometeria a versão original. Quando tudo parecia estar bem e na esquadria, montava-se e… não estava, nem a nível nem à esquadria. Fazia-se de novo…

Finalmente ficou pronta para entrega. Regressou, mais alta, mas com o mesmo propósito, acolher, informalmente, pessoas à sua roda.

bottom of page